Viagem na terceira idade: conheça os direitos em voos


Hoje o assunto é do interesse de todos: viagem na terceira idade! Isso porque, mesmo se jovem, você tem pais, tios e avós que adoram viajar, não é mesmo? Afinal, viver na melhor idade não é mais sinônimo de quietude, muito pelo contrário!

ℹ A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) garante assistência especial para idosos a partir dos 60 anos de idade. Entretanto, desde o ano de 2017 idosos a partir dos 80 anos de idade têm preferência sobre os demais.


✈ A companhia aérea é a responsável por prestar atendimento especial desde o check-in até o acesso à área pública depois do desembarque. O direito do idoso está acima das vantagens conferidas a beneficiários de programas de milhagem ou passageiros frequentes.


O idoso deve ser assistido de maneira individualizada nos seguintes momentos:


✅ Check-in e despacho de bagagens;

✅ Acomodação de bagagem de mão;

✅ Deslocamento até as esteiras de bagagem;

✅ Recolhimento da bagagem;

✅ Saída do desembarque e acesso ao espaço público;

✅ Condução aos sanitários;

✅ Atendimento em conexões e transferências;

✅ Demonstração de procedimentos de segurança.

A reivindicação ao direito do idoso em viagens de avião deve ser feita respeitando-se o período de antecedência dos trâmites no aeroporto exigido regularmente por cada companhia aérea, o idoso deve se apresentar ao balcão de check-in normalmente. Mas, antes disso, as empresas precisam saber que o atendimento especial será necessário, existindo prazos diferentes para cada tipo de necessidade.

8 visualizações0 comentário